domingo, 28 de Abril de 2024  00:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-10-2006

Helena Nazaré destacou o investimento da universidade


Universidade acolhe centro investigação da Martifer sobre energia verde

A Martifer vai instalar na Universidade de Aveiro (UA) um centro de investigação e desenvolvimento na área das energias verdes e do ambiente, segundo um acordo assinado hoje na presença do ministro da Economia.

O novo centro de investigação daquela empresa que se dedica às energias renováveis vai dedicar-se à energia das ondas, aos biocombustíveis, a soluções de armazenamento de combustíveis, soluções de economia de energia e racionalização da água.

Carlos Martins, presidente do conselho de administração da Martifer, explicou a escolha pela Universidade de Aveiro: "é uma universidade jovem, dinâmica e aberta, habituada a assumir riscos e a aceitar desafios, com pessoas dispostas a cumprir prazos, o que para nós é fundamental".

A reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, salientou, por seu turno, a aposta da UA "nos processos de valorização económica do conhecimento, como parte da sua missão".

"Um dos grandes constrangimentos ao desenvolvimento e dinamismo económico em Portugal é a enorme dependência energética do País. Assim, temas como o da produção e gestão sustentável de energia são claramente da maior importância", disse.

Helena Nazaré destacou o investimento da universidade na formação de recursos humanos, que lhe permite oferecer cursos de pós- graduação nessas áreas, como o Mestrado em Energia e Gestão Ambiental, e a formação avançada em Eficiência Energética e Energias Renováveis.

"Em termos de investigação e inovação, a UA tem já valências de qualidade excelente e como tal avaliadas por painéis internacionais. É o caso do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, classificado de excelente, e do Laboratório Associado de Ambiente e Mar", exemplificou.

Na área da energia, além do protocolo para a instalação do centro de investigação e desenvolvimento da Martifer no campus universitário, foi ainda assinado um contrato de investimento entre o IAPMEI e a Earthlife, para a produção de módulos fotovoltáicos, que prevê um investimento global de 41 milhões de euros e permitirá, nas duas fases do projecto, criar 75 postos de trabalho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®